Turismo sustentável: 5 destinos para conhecer projetos de baixo impacto ambiental

Turismo sustentável: 5 destinos para conhecer projetos de baixo impacto ambiental

Já parou para pensar nos impactos ambientais que viajar pode causar? Por isso que o turismo sustentável nasceu, para tornar o ato de viajar menos negativo para a natureza.

Desperdício, combustível, uso de recursos naturais, poluição e até mesmo a destinação incorreta de toneladas de lixo são apenas alguns dos problemas que estão relacionados a destinos que atraem milhares de pessoas todos os anos.

Inclusive, não é raro ver praias, cachoeiras, mananciais e até mesmo áreas verdes sofrerem com os impactos do turismo que não se preocupa com a sustentabilidade, transformando cartões postais em verdadeiros lixões a céu aberto.

É por essas e outras questões que nasceu o turismo sustentável, uma abordagem que busca minimizar os impactos negativos do turismo no meio ambiente, na cultura local e na economia.

Ao mesmo tempo, esse tipo de estratégia também busca trazer benefícios sociais e ambientais de longo prazo. O objetivo é conciliar o desenvolvimento do turismo com economia, empregos e, claro, a diversão!

Principalmente para quem gosta bastante de viajar, conhecer novas culturas e desfrutar das belas paisagens naturais, o turismo sustentável junta tudo isso e com o diferencial de impactar menos negativamente a natureza.

E aí, pronto para conhecer destinos referência desse tipo de prática? Continue por aqui e veja os locais brasileiros e do resto do mundo para conhecer um dia, sem dor na consciência. Boa leitura.

Melhores destinos para fazer turismo sustentável

Como dissemos no começo deste conteúdo, o turismo sustentável une belas paisagens, culturas diferentes, diversão e cuidados com a natureza e a sociedade de cada local.

Em vez de apenas direcionar milhares de pessoas para áreas até então sensíveis, sem qualquer conscientização e cuidados, essa forma de turismo mostra que é possível se divertir respeitando o destino em que se vai.

E aí, pronto para conhecer os melhores destinos de turismo sustentável? Prepare o seu papel e caneta e já comece a criar o roteiro de viagem ideal.

Bonito – Brasil

Esse destino não ganha esse nome à toa. Além de ser exuberante e ter uma grande variedade de atividades disponíveis, as autoridades de bonito se esforçam bastante para manter o local mágico por muito mais tempo.

A região que já foi considerada 16 vezes o melhor destino de ecoturismo no Brasil ensina na prática sobre reciclagem, uso adequado dos recursos naturais e a correta destinação do lixo.

Bombinhas – Brasil

Quando o assunto é turismo sustentável, também não podemos esquecer de outro destino brasileiro que é Bombinhas.

A cidade leva a sério a importância de receber pessoas do mundo todo para conhecer o local, desfrutar da natureza e da cultura local. Com isso, desenvolve ações culturais, além do turismo de aventura, social e econômico.

Inclusive, campanhas nas redes sociais e canais abertos da cidade deixam claro que essa pauta está bastante presente na administração.

Liubliana – Eslovênia

Para quem quer sair do Brasil e conhecer a Europa, a cidade de Liubliana, na Eslovênia, pode ser um destino e tanto!

Além de ser a capital do pequeno e charmoso país, também é bastante ativa na ecologia e na sustentabilidade.

É uma das poucas cidades do mundo que trabalha com a meta de “lixo zero”, onde se esforça em reciclar a maior quantidade possível de lixo, além de destinar corretamente toneladas de resíduos todos os anos.

Ah, claro, o reuso de materiais e a conscientização, tanto de moradores quanto de turistas, também é bastante comum.

Cidade do Panamá – Panamá

O país é um destino cada dia mais comum para quem quer curtir águas cristalinas, clima tropical e conscientização ambiental.

A cidade do Panamá sempre deixou claro os seus objetivos sustentáveis e o respeito aos seus recursos naturais. Inclusive, renovou há alguns meses o seu compromisso no projeto “Transformação para o turismo do futuro”.

Se você quer uma aventura do outro lado do mundo e ainda ajudar a natureza a se manter bela por muitos anos, esse pode ser o destino ideal.

Tóquio – Japão

O Japão em si é um país modelo quando falamos na reciclagem, controle de desperdício e respeito à natureza em si.

Inclusive, até mesmo durante eventos mundiais, como a Copa do Mundo, os japoneses mostram a sua forma de pensar, limpando estádios e evitando jogar lixo em locais inadequados.

Em Tóquio, não seria diferente. A cidade tem uma política bastante sólida sobre a reciclagem e a destinação de resíduos, chamando a atenção pela limpeza nas ruas e a quantidade de latas de lixo pelas esquinas.

E aí, pronto para arrumar as malas e conhecer esses locais? Por falar nisso, aproveite para ler também sobre as ilhas de plástico.