XVII Semana das Engenharias

Fizemos parte da XVII Semana das Engenharias e VII Semana da Arquitetura!

Apresentando o tema “Engenharia Ambiental na era das Startups”, a Coletalixo.com teve a honra de ser convidada e participar da XVII Semana das Engenharias e VII Semana da Arquitetura, na cidade de Santo André, região metropolitana de São Paulo.

Promovida pela FSA – Centro Universitário Fundação Santo André, o evento aconteceu entre os dias 26 e 30 de agosto.

Na oportunidade foram apresentadas palestras e cases de sucesso voltados aos alunos, professores e interessados das áreas de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo.

Nesse artigo vamos apresentar o tema abordado pela Coletalixo.com na XVII Semana das Engenharias e VII Semana da Arquitetura, reafirmando a importância das startups na área de engenharia ambiental. Continue lendo e confira!

O que foi a XVII Semana das Engenharias e VII Semana da Arquitetura?

A Semana das Engenharias e Arquitetura, promovida pela FSA, é um evento anual que oportuniza aos alunos, professores e ao público em geral conhecer o que vem sendo desenvolvido no mercado de trabalho com relação a essas áreas.

O sucesso do evento está relacionado às palestras que são apresentadas, onde empresas e profissionais de destaque no mercado trazem as suas visões e experiências.

Nesse ano, as palestras apresentadas tinham como foco principal a sustentabilidade, energia e mobilidade.

Participação da Coletalixo.com

A Coletalixo.com teve a oportunidade em apresentar um tema de extrema importância e que vem ocupando um grande espaço do mercado voltado à sustentabilidade.

Falando sobre a “Engenharia Ambiental na era das Startups”, o Evandro, sócio fundador da Coletalixo.com, conseguiu mostrar ao público presente que grandes ideias voltadas à sustentabilidade e à proteção do meio ambiente se constituem em fontes potenciais de progresso e rentabilidade.

A palestra abordou os seguintes tópicos:

A importância das startups para o mercado sustentável

As startups já estão no mercado faz algum tempo.

Empresas bilionárias iniciaram seus projetos em garagens ou pequenos escritórios e se transformaram em grandes negócios, oferecendo soluções diferenciadas para a sociedade.

Na área da sustentabilidade, a situação não é diferente.

A carência de bons projetos nesse segmento acaba criando oportunidades no mercado.

As principais lacunas no segmento de sustentabilidade estão voltadas à resolução dos seguintes problemas:

  • resíduos sólidos,
  • licenciamento ambiental,
  • remediação de áreas contaminadas,
  • eficiência energética.

A evolução da tecnologia voltada para a sustentabilidade

O uso da tecnologia para a resolução de problemas na área de sustentabilidade também vem ganhando força.

O modelo criado pela Coletalixo.com, por exemplo, propõe utilizar ela como ferramenta de integração entre empresas geradoras de resíduos sólidos e transportadores homologados pela Amlurb para a coleta e destino do lixo na cidade de São Paulo.

A tendência é que mais startups dentro do segmento de TI surjam com o objetivo de solucionar algum problema ambiental ou contribuir para a sustentabilidade.

O crescimento do mercado

Como citamos, a sustentabilidade é um tema que ganha força a cada dia e que conta com o apoio das autoridades e da sociedade.

Para termos ideia, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) em pesquisa divulgada este ano no 6.º Panorama Ambiental Global, em Nairóbi (Quênia), a situação do planeta é crítica.

Anualmente entre 6 e 7 milhões de mortes ocorrem em função da poluição do ar, cerca de 33% dos alimentos comestíveis são desperdiçados e a falta de água potável mata 1,4 milhão de pessoas todos os anos.

Nas cidades, empreendedores e cidadãos precisam resolver os graves problemas ambientais que enfrentam sob todos os aspectos e urgentemente.

Por conta disso, as oportunidades na área são imensas.

Contribuindo e incentivando alunos e futuros profissionais da área a aderirem ao empreendedorismo vinculado com a sustentabilidade, a Coletalixo.com cumpriu com seu papel e continuará desenvolvendo soluções para a melhoria do meio ambiente.

Nosso desejo é que eventos como a XVII Semana das Engenharias e VII Semana da Arquitetura continuem acontecendo e sejam expandidos para todo o país.

Se você gostou desse artigo, leia também nosso post que trata da inovação e sustentabilidade: é possível aliar?