Como reduzir o uso de descartáveis no setor alimentício?
Reduzir o uso de descartáveis no setor alimentício precisa ser considerado por todo empreendedor da área.
Apesar da praticidade no uso desses materiais, o fato é que existem dois aspectos que não podem ser perdidos de vista.
O primeiro diz respeito ao lixo gerado e aos problemas ambientais causados pelos descartáveis, onde os números mostram a situação séria e a degradação causada ao meio ambiente em função dessa situação.
O segundo aspecto está relacionado à sociedade que, cada vez mais, valoriza as empresas preocupadas com a questão ambiental e, ao mesmo tempo, repreende e boicota aqueles que não estão dispostas a reduzir o uso de descartáveis.
Nesse post apresentamos o que fazer para colaborar com um mundo sustentável e ganhar a simpatia dos seus clientes. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Por que reduzir o uso de descartáveis na empresa?
Reduzir o uso de descartáveis possibilita resultados imediatos ao seu negócio, quando acompanhado de uma política sustentável e de divulgação junto ao seu público consumidor.
Uma pesquisa realizada em 2019 apresentou números surpreendentes com relação ao comportamento do consumidor.
Segundo os estudos, 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis e 70% estão dispostos a pagar um pouco mais para prestigiar esses empreendimentos.
Esse motivo é suficiente para que sua empresa faça as adequações necessárias para eliminar os descartáveis, mas, além disso, existem também outras situações que precisam ser combatidas.
Um dos maiores problemas está na utilização de materiais que são lançados no meio ambiente e destroem:
- florestas,
- mangues,
- rios,
- oceanos.
É preciso estancar esse problema imediatamente, pois, estamos a margem de um colapso de proporção mundial com relação aos recursos naturais disponíveis para a subsistência da humanidade.
Quais são as melhores práticas para reduzir o uso de descartáveis?
Se o seu empreendimento está disposto a colaborar para essa mudança e ingressar no grupo reconhecido como sustentável, algumas ações podem ser realizadas imediatamente, tais como:
Comprar a granel
Quando for realizar as suas compras, prefira sempre os produtos a granel (que sejam estocados com qualidade), evitando grandes quantidades de embalagens que acabam sendo jogadas no lixo.
Além disso, esses produtos tendem a ser mais saborosos e nutritivos, pois, normalmente, não são industrializados.
Eliminar os produtos de plástico desnecessários
Elimine os canudinhos, copos e pratos plásticos do seu estabelecimento e substitua as embalagens para viagens por materiais que não agridem o meio ambiente.
Incentive o seu cliente que busca os alimentos a trazer a sua embalagem, evitando lixo e desperdícios.
Criar campanhas de conscientização
Divulgue a visão do seu negócio com relação às práticas sustentáveis, apresentando os motivos para as mudanças e de que forma o cliente pode colaborar para um mundo melhor.
Seu negócio irá ganhar novos adeptos a partir de uma readequação no formato de tratar do assunto meio ambiente, junto ao seu público.
Servir em embalagens ambientalmente corretas
Utilize embalagens ambientalmente corretas para servir os alimentos e bebidas em seu restaurante ou lanchonete.
Copos de vidros, xícaras, talheres e utensílios laváveis são as melhores opções para quem está ao lado da natureza.
Os pacotes e embalagens para o seu comércio podem ser biodegradáveis ou recicláveis, diminuindo o impacto ambiental.
Invista na sustentabilidade e aplique boas práticas em todo o seu estabelecimento, diminuindo desperdícios e colaborando efetivamente para um mundo melhor. Você se surpreenderá com o apoio que receberá da sociedade.
Agora que você já sabe como e porque reduzir o uso de descartáveis, continue conosco e leia nosso post que apresenta o que são e como investir em embalagens sustentáveis.