Compensação ambiental de embalagens: por que fazer?
A compensação ambiental tem por objetivo recuperar os problemas e consequências que a produção industrial acarreta à natureza.
Normalmente, a matéria-prima utilizada nas fábricas são retiradas da natureza para que produtos possam ser desenvolvidos e comercializados no mercado.
Esse processo que vem acontecendo há muito tempo traz grandes impactos no meio ambiente, pois, até então, apenas se retiravam os recursos naturais, sem qualquer cuidado com a sua escassez e menos ainda com os reflexos que acarretaria para a humanidade.
Diante dessa realidade, chegamos a um sério problema com relação à deterioração ambiental e a quantidade absurda de lixo que é jogado diariamente nos aterros, lixões e no próprio meio ambiente.
Nesse post apresentamos a compensação ambiental, uma maneira inteligente de garantir que as empresas cumpram com suas obrigações e queiram colaborar para um futuro melhor para a humanidade. Continue lendo e saiba mais a respeito!
O que é compensação ambiental?
A compensação ambiental é um mecanismo previsto na Lei Nº 9.985/2000 que institui o Sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza.
Através dessa ação, alguns objetivos são alcançados, como:
- manutenção da biodiversidade,
- recuperação de ecossistema degradados,
- favorecimento da educação ambiental.
Um estudo realizado pela Rede Amazônia Sustentável (RAS), entidade que abriga pesquisadores brasileiros e estrangeiros, mostra que o Brasil tem:
- 12% das espécies de plantas do mundo,
- 12% dos mamíferos,
- 24% das espécies de peixes.
Grande parte dessas espécies está ameaçada de extinção em função da destruição dos ecossistemas, provenientes do lixo jogado em locais inapropriados, portanto, cuidar do ambiente deixou de ser uma opção e se tornou uma obrigação do Governo, empresas e sociedade.
Como fazer a compensação ambiental das embalagens?
A compensação ambiental das embalagens se dá através de quatro etapas.
A empresa que deseja colocar em prática deve apresentar à entidade certificadora a quantidade, peso e o material utilizado nas embalagens comercializadas em determinado período.
A empresa certificadora, a partir dessas informações, faz os cálculos e apresenta o passivo gerado que precisará ser recuperado para que ocorra a compensação.
Na próxima etapa, envolvem-se no projeto as cooperativas homologadas que coletam, transportam e providenciam que o volume calculado pela certificadora seja recolhido e reciclado.
Isso significa que o mesmo volume de material colocado no mercado consumidor será recolhido e reciclado, garantindo o formato de compensação através das notas fiscais emitidas pela cooperativa que fará o trabalho.
A certificadora, de posse dessas notas e demais documentos, desenvolve o relatório de impacto ambiental e envia para a empresa contratante, que poderá utilizá-lo para comprovar que cumpre com suas obrigações legais com relação ao destino dos resíduos sólidos gerados nos processos fabris.
Quais os benefícios de optar pela compensação?
As empresas que aderem a esse modelo colaboram efetivamente na retirada dos resíduos sólidos das ruas, evitando que sejam destinados a locais incorretos, e apoiam a cadeia de reciclagem, empregando milhares de pessoas que vivem da coleta de materiais
Como resultado dessa ação, diminui-se a retirada de materiais da natureza e utilizam-se esses resíduos nos processos de reciclagem, fazendo com que retornem como matéria-prima das fábricas.
Além disso, a empresa cumpre com suas obrigações legais no que se refere a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e mostra maturidade socioambiental, colocando-se como protagonista para a resolução dos problemas que envolvem o meio ambiente.
Fechando o processo, ganha o respeito, admiração e a simpatia da sociedade e dos consumidores que cada vez mais apoiam essas atitudes, prestigiando as marcas que trabalham em favor da ecologia e da proteção do planeta.
Precisa de ajuda para transportar e coletar seus resíduos? Faça um orçamento sem compromisso. Acesse nossa plataforma e veja em tempo real opções de transportadores.