Inovação e sustentabilidade: é possível aliar?
Há algum tempo, quando se falava em inovação vinha a imagem de equipamentos gigantescos que modificavam completamente determinada área, transformando o ambiente, gerando empregos e trazendo recursos financeiros e riqueza.
A inovação sempre esteve ligada ao progresso.
Mas, o progresso, por muito tempo, esteve associado a derrubada de florestas para criar melhores condições para o desenvolvimento da área produtiva.
Isso levou a Europa a ter sérios problemas com relação à poluição e ao desmatamento que hoje tenta-se corrigir e prevenir.
No Brasil não foi diferente, parte da nossa Mata Atlântica deu lugar a extensas áreas que se transformaram em plantações e cidades.
O grande desafio empresarial passou a ser a tentativa de aliar a inovação e sustentabilidade para preservar a qualidade de vida e garantir o progresso.
Nesse artigo vamos mostrar como fazer isso, continue lendo e confira!
Os desafios da sustentabilidade
A sustentabilidade do planeta é uma preocupação da sociedade e das autoridades, que exigem cuidados com a preservação da natureza.
Essa tendência resultou em movimentos sociais pró natureza que se transformaram em leis para a proteção do meio ambiente.
Um dos grandes desafios globais está em gerar riquezas que permitam uma vida digna à população mundial (que hoje é de aproximadamente 7,7 bilhões de pessoas), sem causar prejuízos para o meio ambiente.
É preciso fazer isso sem destruir e muito além: a natureza, além de ser preservada, precisa retomar, pelo menos, parte do seu espaço, onde o ser humano conviva de forma harmoniosa com seu meio ambiente.
Como fazer isso? A resposta está exatamente na união da inovação e sustentabilidade, uma vez que para inovar não é necessário destruir.
O que é inovação?
Inovar é mudar a maneira de se fazer alguma coisa.
A inovação contribui para que antigas práticas não sustentáveis sejam substituídas por formatos que preservem o meio ambiente.
Como exemplo podemos perceber as mudanças que estão ocorrendo para a geração de energia.
Nos modelos tradicionais, uma das maneiras de gerar energia é através da queima de carvão, onde a exploração desse minério causa enormes perdas ao meio ambiente, afetando o ecossistema e causando poluição.
As hidrelétricas também foram construídas para colaborar na geração de energia, onde mudanças drásticas foram realizadas para a contenção das águas que tantos problemas causam a natureza.
A inovação permitiu que novas formas de se captar a energia surgissem, onde a instalação de centrais eólicas operam a partir dos ventos.
Outra forma ainda mais eficiente é a solar, onde a geração, produção e distribuição da energia é realizada no ambiente que se pretende energizar e há a possibilidade de devolver a energia excedente à concessionária.
Esses são apenas alguns exemplos de inovação e sustentabilidade que vem substituindo os antigos meios de geração de energia.
Como aliar inovação e sustentabilidade?
A tecnologia contribui para que a sustentabilidade faça parte efetiva das empresas.
Hoje, muitos projetos começam a tomar porte e a substituir velhas fórmulas na geração de riquezas.
Eles contemplam estudos e formatos que evitem danos ambientais, sem prejudicar os processos produtivos das empresas.
A inovação e a sustentabilidade podem e devem caminhar juntas, e isso é possível através de ações que qualquer empresa pode executar, como, por exemplo:
- Uso de energia sustentável;
- Responsabilidade social junto à comunidade;
- Utilização de equipamentos ecoeficientes;
- Estímulo ao uso do transporte coletivo;
- Desligar os equipamentos após o expediente;
- Redução na produção de lixo;
- Encaminhamento correto dos resíduos.
A preocupação com o lixo tem sido um dos mais importantes temas da sociedade e dos governos, onde a reciclagem e a reutilização dos resíduos sólidos são saídas para a preservação do solo e diminuição na extração de produtos naturais.
Ainda estamos dando os primeiros passos com relação a esse assunto, mas a conscientização e a preocupação com o destino do lixo passou a ser discutida nas rodas de conversas.
Quantidades enormes de resíduos recicláveis deixam de ir para os “lixões” e aterros sanitários, graças à inovação e o uso da tecnologia.
A tecnologia, a inovação e sustentabilidade avançam, e a sociedade começa a valorizar as empresas que possuem uma visão sustentável.
Por isso, as empresas precisam buscar alternativas para inovar com sustentabilidade e o mercado começa a apertar o cerco, onde produtos associados ao mau uso dos recursos naturais passam a ser vistos com descrédito pela população.
Muito ainda precisa ser feito, mas é certo que os primeiros passos já foram dados e muitas empresas estão empenhadas em um futuro sustentável para o planeta.
A Coletalixo.com é uma empresa com responsabilidade ambiental, promovendo o bem-estar e inovando com sustentabilidade quando o assunto envolve a coleta do lixo.
Que tal nos seguir no Facebook e conhecer mais sobre esse assunto?