Quais são as consequências da destinação de resíduos indevida?
A destinação de resíduos de forma indevida é um dos grandes problemas que precisa ser encarado pela sociedade.
Os lixos acumulados e colocados em terrenos baldios, rios e mangues não apenas atraem roedores e insetos nocivos à saúde como também causam grandes destruições no ecossistema e ao meio ambiente.
Se por um lado o descaso ainda faz parte do comportamento humano, uma nova geração, preocupada com a saúde do planeta se movimenta e exige cuidados com a natureza.
O lixo se transformou em um grande problema mundial e milhões de vidas marinhas e florestais estão sendo eliminadas em função da irresponsabilidade humana.
Nesse post vamos apresentar os males que a indevida destinação de resíduos pode causar ao planeta e em nossas vidas. Continue lendo e saiba mais a respeito!
O que ocorre com a destinação de resíduos indevida?
A destinação de resíduos de forma indevida acaba se refletindo na qualidade de vida do próprio ser humano.
Os principais problemas desenvolvidos a partir desse comportamento são facilmente identificados, conforme mostramos a seguir:
Poluição do mar
A poluição do mar ocorre a partir do lixo deixado nas praias, onde as marés levam resíduos para o oceano e acabam se tornando armadilhas para os seres marítimos, que os ingerem ou ficam presos neles, levando-os à morte.
Também é importante lembrar que grande parte do lixo jogado nos rios acabam chegando ao mar, tornando a situação ainda mais séria.
Poluição do solo
Esse tipo de poluição se dá em função do contato do solo com produtos químicos e resíduos que o contamina, tornando-o infértil e inutilizando-o.
A contaminação impossibilita o surgimento de plantas e cria um ambiente hostil para humanos e animais.
Entupimento de bueiros
O entupimento de bueiros resulta em grandes prejuízos materiais que ocorrem em função dos detritos jogados na rua.
O lixo se acumula e as chuvas os carregam para os bueiros e galerias pluviais, entupindo o sistema de escoamento e retornando a água contaminada pela sujeira para as ruas e avenidas, causando enchentes e criando grandes problemas para os moradores.
Proliferação de pragas
Alguns animais que trazem riscos à saúde gostam de viver em ambientes úmidos, sujos e fétidos, e acabam tomando espaços destinados aos seres humanos em função de problemas causados por cheias e acúmulo de sujeira.
Isso traz doenças e sérios problemas, que ficam ainda piores quando bactérias e vírus que também convivem nesses ambientes afetam o cotidiano daqueles que precisam transitar por locais onde algumas pessoas optam como destino de seus resíduos.
Formação de ilhas de lixo
Na medida em que o lixo vai acumulando em determinado lugar, muitas pessoas pensam que ali é um local destinado a essa prática, criando verdadeiras ilhas de resíduos.
Por incrível que possa parecer isso já é uma realidade no oceano onde ilhas de plásticos lançados nos rios e nas praias formam ambientes artificiais de poluição de grandes proporções e que passam a fazer parte da vida em pelo menos 5 pontos do globo.
Poluição do lençol freático
Para finalizar as lamentáveis ocorrências em função da má destinação de resíduos os lençóis freáticos também são afetados pelo lixo.
A poluição destes ambientes significa água contaminada em nossas torneiras e chuveiros, que mesmo com todo o tratamento químico que sofrem antes de serem disponibilizados para a população, torna esse precioso líquido um perigo para quem o consome sem fervê-lo.
Como se observa, os problemas são sérios e graves, sendo um dever de todos adotar medidas com relação a isso.
A Coletalixo.com coloca-se a disposição para contribuir, oferecendo opções que atendem a legislação para que a destinação de resíduos sejam realizados da forma correta.
Acesse nosso site e conheça nosso trabalho.