Sacola biodegradável: vale a pena investir?
Você já ouviu falar em sacola biodegradável? A opção por esse tipo de material pode fazer toda a diferença para a natureza e na qualidade de vida da população.
A palavra biodegradável significa: o que pode ser destruído ou decomposto por agentes biológicos.
Portanto, essas sacolas são desenvolvidas a partir de materiais que podem ser destruídos por micro-organismos, diminuindo significativamente o seu processo de decomposição, que pode ser reduzido de 100 anos para menos de 24 meses.
A utilização de produtos biodegradáveis diminui o impacto na natureza, não afetando a vida animal e vegetal do planeta e reduzindo os problemas com enchentes e a poluição das cidades.
Nesse post apresentamos a sacola biodegradável e porque vale a pena investir nessa tecnologia. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que é uma sacola biodegradável?
A sacola biodegradável é aquela que atende as necessidades da população na realização das suas compras, no entanto, não são prejudiciais ao meio ambiente.
Diferente da convencional, ela é fabricada com matérias-primas que possibilitam a decomposição em um período muito menor do que as sacolas normais.
Mesmo diante dessa possibilidade, elas precisam ser separadas e devidamente encaminhadas a locais adequados para o seu processamento.
Por que usar uma sacola biodegradável?
O uso da sacola biodegradável evita a poluição de:
- rios,
- mares,
- florestas,
- mangues,
- cidades.
Para se ter ideia da dimensão do problema, a ABRAS, Associação Brasileira de Supermercados, informou que no ano de 2016 a utilização de sacolas plásticas foi de 33 milhões de unidades diárias.
A maioria dessas sacolas serão utilizadas apenas 2 vezes, uma para condicionar as compras realizadas e algumas em um segundo momento para a colocação de lixo e encaminhamento para os serviços de coleta.
No entanto, uma grande parte dessas embalagens são descartadas de forma indevida, vindo parar nos esgotos, valos, rios, bosques e florestas, alcançando em determinado momento os mares.
Esse é um problema sério para toda a humanidade e que nos leva a buscar alternativas para essa situação, como, por exemplo, o uso de sacola biodegradável.
Quais são os tipos existentes?
Existem alguns tipos de sacola biodegradável, cada qual com suas características próprias.
O plástico PLA é um desses exemplos. Ele é um polímero sintético termoplástico que se decompõe totalmente entre 6 meses e 2 anos.
Esse material precisa ser descartado corretamente, ou seja, enviado para usinas de compostagem, transformando-se em substâncias inofensivas à natureza.
O polihidroxialcanoato é outra opção existente, formado por bactérias.
Esse plástico orgânico é composto por meio da biossíntese direta de carboidratos da cana-de-açúcar ou milho e de óleos vegetais de soja ou palma.
As sacolas de papel também são consideradas biodegradáveis, deteriorando-se entre 3 e 6 meses. Esse material também é reciclável e renovável.
Como se observa, o desenvolvimento da tecnologia e a preocupação com o futuro faz com que o homem busque alternativas para evitar um colapso ambiental.
A tendência é que, cada vez mais, opções biodegradáveis façam parte do cotidiano e venham a substituir produtos que agridem a natureza e prejudicam todas as áreas da vida humana.
Agora que você já sabe que vale a pena investir em sacola biodegradável, continue conosco e leia nosso post que mostra como usar o plástico de forma sustentável em sua empresa!