Você sabia que o Brasil terá sua primeira cidade lixo zero?
A ideia de cidade lixo zero surgiu em Camberra, Austrália e também faz muito sucesso nas cidades norte-americanas de Seattle e San Francisco.
O Brasil já tem sua candidata a ser reconhecida internacionalmente como exemplo no tratamento de resíduos: trata-se de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, que desde 2018 vem trabalhando para atingir o objetivo do lixo zero.
A ideia é a de aproveitar todo o descarte possível em processos de reciclagem, o que protege o meio ambiente e aumenta a qualidade de vida dos seus habitantes.
Florianópolis, que possui o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre as capitais do Brasil e detém a menor taxa de analfabetismo do país, deve também alcançar esse importante título, projetado para o ano de 2030.
Nesse post vamos apresentar o que é uma cidade lixo zero e o que Floripa, como é carinhosamente conhecida, está fazendo para alcançar essa possibilidade. Continue lendo e confira!
O que é uma cidade lixo zero?
Uma cidade lixo zero é aquela que obtém o máximo aproveitamento dos resíduos sólidos e orgânicos, evitando que sejam encaminhados para lixões, aterros sanitários ou incineração.
Todo esse material pode ser reutilizado transformando-se em matéria-prima para as indústrias na confecção de novos produtos, ou em adubo orgânico através do processo de compostagem.
Para alcançar esse nível é necessário um trabalho de conscientização que envolva toda a população da cidade.
Como Florianópolis se tornará uma cidade lixo zero?
Como já mencionado, o projeto foi iniciado através do Governo Municipal no ano de 2018, tendo por objetivo chegar em 2030 com a condição de cidade lixo zero.
Isso vem acontecendo em função de ações que estão sendo praticadas no município e que tem por objetivo o reaproveitamento de todo lixo gerado pela população.
O processo acontece através de diversas ações, que vem ganhando espaço e a simpatia das pessoas que vivem em Florianópolis, dentre as quais podemos destacar:
Compostagem
Já é lei, desde abril de 2019, em Florianópolis, existe a obrigação de estabelecimentos comerciais, condomínios e prédios públicos do município separar os resíduos orgânicos e destiná-los a compostagem.
Ações estão sendo implementadas para o tratamento dos resíduos orgânicos, como:
- construção de pátios de compostagem,
- programa de compostagem doméstica,
- coleta de resíduos verdes.
Coleta seletiva
A coleta seletiva de resíduos sólidos já é um sucesso em Florianópolis e a intenção é melhorá-la ainda mais.
Essa ação contribui para a manutenção de centenas de famílias que operam em cooperativas especializadas no recebimento, tratamento e destino desses materiais.
O serviço de recolhimento de lixo da cidade possui veículos especiais para a coleta do resíduo reciclável e a população aderiu ao projeto.
Projetos de educação comunitária
Outro ponto importante desenvolvido pela municipalidade da capital santa catarinense, diz respeito aos projetos de educação comunitária.
O governo municipal vem incentivando a compostagem doméstica e comunitária com a doação de minhocários, além de oficinas de capacitação.
O envolvimento e a participação do governo, empresas e da população deve concretizar o objetivo de Floripa de se transformar na primeira cidade lixo zero do Brasil.
Agora que você já sabe que Florianópolis almeja ser a primeira cidade lixo zero do país, siga nosso blog e conheça mais a respeito da preservação do meio ambiente e de medidas de sucesso para a reciclagem e tratamento de resíduos sólidos e orgânicos.